RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

Migração como Libertação: Histórias de Mulheres Negras da Diáspora Lusófona

Residência Artística contribuirá para livro e podcast que exploram as múltiplas dimensões das negritude e da condição feminina

26 dez - 16 jan 2026


O trabalho criativo de Christine Job centra-se nas experiências de mulheres negras, nos cruzamentos entre migração, bem-estar, identidade e libertação. Durante a sua Residência Artística na Casa Mísia, pretende entrevistar mulheres negras portuguesas e de outros países de Língua Portuguesa, como brasileiras, angolanas e cabo-verdianas. O que significa negritude no contexto social, político e pessoal português? Como as histórias do colonialismo tocam a vida de mulheres negras ainda hoje em Portugal? As mulheres negras da diáspora entendem a migração como uma estratégia para bem-estar e liberdade? Essas são algumas das questões que vão guiar o seu trabalho em Lisboa.

"Com dessas conversas, quero explorar as múltiplas dimensões da negritude, da condição feminina e da migração pós-colonial e ainda recolher reflexões sobre o crescente movimento migratório de afro-americanas para Portugal. Essas narrativas serão integradas no meu próximo livro Flourish in the Foreign: A Black Woman’s Guide to Cultivating a Life Well Lived e em uma série limitada do podcast "Migration as Liberation: Black Women’s Love Stories", destacando Portugal como um espaço de tensões mas também de possibilidades no contexto da diáspora negra global", explica.

Durante a sua passagem por LisboaChristine terá um encontro na KEF com algumas das entrevistadas para o seu projeto, abrindo a conversa sobre os temas da negritude e da migração no Portugal contemporâneo à comunidade local.

 


Christine Job

 

Christine Job é uma premiada podcaster, autora e fundadora visionária da Flourish in the Foreign, uma plataforma multimédia dedicada a destacar as histórias de mulheres negras que prosperam no exterior. O trabalho de Christine situa-se na intersecção entre mobilidade global, bem-estar, narrativas e empreendedorismo. Com uma abordagem holística ao desenvolvimento de negócios criativos, ela capacita mulheres a transformar as suas paixões em empreendimentos rentáveis e sustentáveis, baseados na intenção, na leveza e no impacto. O seu podcast, aclamado pela crítica, alcançou reconhecimento internacional, com mais de 100.000 audições e o prémio de Melhor Podcast Internacional nos "Black Podcasting Awards". O seu trabalho foi destacado por publicações como Buzzfeed, Travel Noire, Apple Podcasts eThe Thought Card. Christine já foi oradora em eventos como o Afro & Audios e o International Women’s Podcast Awards. Actualmente, está a expandir a sua marca para uma empresa de comunicação abrangente, com o objectivo de amplificar histórias que redefinem a vida, bem-estar e o poder das mulheres negras em todo o mundo.