EVENTOS LITERÁRIOS

Travessias

Tradutora e autora discutem trabalho de criação na tradução literária

26 mai 2025


A tradudora literária Júlia Sanches conversa com a escritora Susana Moreira Marques sobre os processos criativos e desafiantes na travessia que uma obra literária faz de uma língua para outra. Júlia está em Lisboa, no âmbito do Programa Ateliê da KEF Portugal para trabalhar a tradução do livro Terceiro andar sem elevador, de Moreira Marques, publicado em 2024 pela Companhia das Letras.

Julia Sanches verte obras do português, espanhol e catalão para o inglês. A sua primeira tradução publicada em inglês foi o livro de não-ficção Agora e na hora da nossa morte amém, também de autoria Susana Moreira Marques. Entre os autores que traduziu estão Luiz Ruffato, Geovani Martins, Eva Baltasar e Gabriela Wiener.

Júlia Sanches é formada em Literatura Inglesa e Filosofia pela Universidade de Edimburgo. Completou seu mestrado em Literatura Comparativa e Tradução Literária na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona. Depois de ter trabalhado como assistente e agente literária por vários anos na empresa The Wylie Agency, representando autores de várias partes do mundo, Julia decidiu concentrar suas energias na tradução literária advogando por autores com os quais se identifica. Nascida em São Paulo, Brasil, atualmente vive em Providence, Rhode Island.

Susana Moreira Marques é autora dos livros de não-ficção literária Agora e na hora da nossa morte (traduzido para inglês, francês e espanhol), Quanto tempo tem um dia, Lenços pretos, chapéus de palha e brincos de ouro e Terceiro andar sem elevador. O seu trabalho tem sido publicado em revistas como GrantaTin House e Literary Hub, e em meios como PúblicoJornal de Negócios e BBC World Service. Foi cronista na Antena 1 e, mais recentemente, no jornal Mensagem de Lisboa, onde começou a escrever um conjunto de «Notas de Lisboa». Escreve também para televisão e cinema. Ministra oficinas de literatura de não-ficção na KEF Portugal, Vive em Lisboa.

 

Serviço

Dia 26 de maio, às 19h
Rua de Santa Catarina, 9 - terceiro andar
Sujeito a lotação