EXPOSIÇÕES

Mangará

Nydia Negromonte retorna ao coração da bananeira para a sua primeira exposição em Portugal

21 out - 24 out 2025


A exposição insere-se no projeto Alimento Alimenta, desenvolvido por Nydia Negromonte durante sua residência artística na Casa Mísia (KEF Portugal), em que pensa o alimento como cruzamento sociocultural, a partir de uma investigação em hortas urbanas no eixo Belo Horizonte-Lisboa.

Em Mangará, a artista mineira de origem peruana apresenta uma série de pinturas em guache do coração da bananeira (do tupi, mãga'ra*), com base em fotografias tiradas recentemente em bananais no Brasil.

 

A partir da observação e reinterpretação de seus registros fotográficos, Nydia avança num processo criativo "que recusa a mera representação, deslocando-se da mimese para a abertura de uma linguagem que afirma sua própria presença".

A série se desdobra de investigações anteriores, iniciadas em 2016, quando a artista fotografou um bananal para compreender a poda denominada desbaste, marcada por uma estrutura genealógica dos frutos que atravessa gerações da planta. Agora, em Mangará, esse interesse retorna ao coração da bananeira, com suas cicatrizes e memórias, em clara articulação com o pensamento vegetal.

A exposição tem curadoria de Filipe Campello e conta com o apoio da Verso Galeria.

 

* Infopédia / Porto Editora